segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Sugestão de Leitura: Breve História de Quase Tudo

Bill Bryson | 752 páginas (versão de bolso) | 11€


Uma mente em contínua busca pelo saber nunca poderá ficar completamente saciada de informação. O livro Breve História de Quase Tudo de Bill Bryson constitui precisamente um compêndio de muitos factos interessantes e, por ser narrado de uma forma impressionante, traz aos leitores um conhecimento alargado do mundo em que vivem.
De uma forma singular, Bryson mostra-nos a ciência de uma forma diferente, desde as descrições sobre o Big Bang, os átomos e até o horror da descoberta de grandes “lagartos terríveis”, os tão conhecidos dinossauros. Para além disso, mostra-nos também o caráter mais humano e social dos cientistas. Todos nós temos conhecimento das suas descobertas e a sua origem, porém este livro leva-nos além disso de uma forma quase impercetível como se tratasse de uma história de pessoas que nos são próximas.
Uma das figuras que mais me impressionou foi Richard Owen. Não por ser uma história de conquistas notáveis, mas por estar incluído em “Uma ciência com unhas e dentes”, passo a explicar. 
Natural do Norte de Inglaterra, foi um aluno de medicina muito curioso. Aos 21 anos foi convidado a colaborar com a Royal College of Surgeons onde rapidamente ficou conhecido pelas suas capacidades. Ao longo do tempo tornou-se mais do que um mero cientista de anatomia animal. Owen fez de tudo, desde desvalidar descobertas até pedir espécimes emprestados a colegas para posteriormente revindicá-los como seus. Obteve prémios, porém quando as suas tramoias foram descobertas a sua reputação foi severamente afetada e dedicou-se aos museus, tendo sido importante para o atual Museu de História Natural de Londres.
Breve História de Quase Tudo é um livro bem documentando e de leitura obrigatória para todos aqueles que se interessam pela ciência e que queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre a evolução do mundo científico. E quem sabe, mesmo quem não possua ainda a curiosidade vívida descubra que com este livro pode ter a história do mundo nas suas mãos.

Sobre o Autor
Nascido em Des Moines, no estado do Iowa, em 1951. Em 1977, foi viver para Inglaterra. Instalou-se em North Yorkshite e aí viveu com a sua mulher e quatro filhos. Bill Bryson é um consagrado autor de livros de viagens, entre os quais Made in América, Crónicas de Uma Pequena Ilha, entre outros.
Com este Breve História de Quase Tudo, foi distinguido em 2004 com o prémio Aventis para a Melhor Obra de Divulgação Científica.
Para mais informações consultar aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário